Em Abismo de Paixão Ramiro está se achando o mais importante, ele está há anos a frente da processadora Arango e acredita que tem direito de tratar a todos como quer.
Damião volta para o povoado, sendo que a primeira pessoa que reencontra é Elisa, porém, de início ele será indiferente, vai fingir que não a reconheceu, o que deixará Elisa decepcionada.
Almerinda fica surpresa com a chegada de Damião, ela fez de tudo para manter o filho longe e fica surpresa também ao descobrir que Damião está de casamento marcado com Florência.
Abismo de Paixão: Damião volta de casamento marcado
Damião não voltou para ficar, ele tem planos de se casar, trabalhar e continuar morando no exterior, não tendo assim interesse em assumir os negócios da família.
Seu Lúcio, antigo administrador da processadora Arango e padrinho de Elisa, ficou muitos anos ajudando a mulher em seu ateliê, mas sabe que esse trabalho não é para ele, então resolve procurar serviço em outra processadora, mas vão lhe pedir uma carta de recomendação.
Branca, madrinha de Elisa, dará apoio ao marido em sua decisão e o aconselha a procurar Almerinda para conseguir a carta de recomendação, mas Almerinda não vai dar e o mandará procurar Ramiro que vai impedir a entrada do senhor na processadora.
Abismo de Paixão: Damião enfrenta Ramiro
Ramiro vai humilhar Seu Lúcio e vai pessoalmente expulsá-lo, mas Seu Lúcio vai encarar Ramiro, os dois brigam e Damião aparece para defender Lúcio que explica que está lá apenas para conseguir uma carta de recomendação.
Damião não sabia que Seu Lúcio não trabalhava mais na processadora, mas vai lhe dar a carta de recomendação e ainda dará uma lição em Ramiro, pois dirá que continua sendo o dono da processadora, lembra que Seu Lúcio era admirado por Rogério e que Ramiro nunca teve uma boa fama.
Abismo de Paixão: Almerinda bate em Elisa e leva o troco