Em Abismo de Paixão Elisa chama atenção por sua beleza e vem conquistando quase todos os homens da cidade, sendo que um dos primeiros da lista é Gael.
Gael sempre gostou de Elisa e todos os anos que Damião esteve fora ele ficou do lado da amiga.
Na infância Gael já tinha ciúmes da amizade de Elisa e Damião, sendo que esse ciúme voltou com tudo, ele vai se sentir de lado agora que o amigo voltou para a vida de Elisa.
Padre Lupe percebeu que a raiva que Gael tem de Damião é ciúmes, pois sabe que Gael sempre gostou de Elisa mesmo nunca tendo pedido uma oportunidade.
Elisa vai brigar com Augusto e sair de casa, Gael reclama dela não ter lhe procurado e ter ido se consolar com Damião. Elisa diz que o amigo não tem o direito de reclamar, mas Gael fala que tem sim, pois sempre esteve do lado de Elisa e assume que sente muitos ciúmes porque adora a amiga com toda sua alma.
Elisa pergunta se Gael a ama e ele assume que sim e diz para ela não se fazer de boba. Elisa fala que sempre viu Gael como seu protetor, ele diz que sempre quis protegê-la porque a ama.
Gael não gosta de Elisa falar que ele está confundindo as coisas, ela diz que o que o amigo sente por ela é um carinho forte de uma grande amizade de muitos anos e por eles estarem sempre juntos.
Gael assume mais uma vez que ama Elisa e diz que só confessou porque não aguentava mais esconder seus sentimentos, mas fala que ela não precisa se preocupar nem correspondê-lo, pois sempre soube que Elisa nunca o viu como homem e sofre quando Elisa diz que o ama como um irmão.
Abismo de Paixão: Carmem trai Augusto com Edmundo e é pega