Quem acompanha a Um Refúgio para o Amor desde o início sabe que Matilde está com Roselena desde que ela era uma criança e além de ter sido babá de Roselena e Constanza, ela também foi babá de Rodrigo, Patrício e Jana.
Matilde é uma mulher muito boa que faz tudo por Roselena, mas por ela sempre estar do lado de Jana ela vai acabar perdendo o emprego.
Em Um Refúgio para o Amor Roselena expulsará Matilde da mansão
Nas últimas semanas de Um Refúgio para o Amor Roselena descobrirá que Jana vai se encontrar com Lorenzo e vai no lugar da filha ao encontro. A vilã tranca Jana no quarto e no encontro com Lorenzo ela joga café com leite quente nele.
Roselena está muito aborrecida com Matilde, pois sabe que ela é cúmplice da filha e de Lorenzo, por isso decidirá demiti-la e mandá-la embora da mansão.
Um Refúgio para o Amor: Roselena queima Lorenzo
A vilã diz a Matilde que nunca acreditou que ela seria capaz de traí-la e afirma que a empregada a surpreendeu. Roselena fala que depositou todos seus segredos e confiança a Matilde e diz que a empregada é a sua inimiga.
Matilde joga na cara de Roselena que ela não é sua inimiga, pois sempre soube tudo que ela fez e sempre esteve ao seu lado.
Na trama Um Refúgio para o Amor Roselena demite Matilde e a manda ir embora da sua casa na mesma noite. A mulher arruma suas malas e vai embora sem se despedir de Patrício e Jana.
Matilde sai da mansão Torreslanda e vai para casa da sua irmã Estela, mas logo ela vai voltar para a mansão, porque nenhum dos filhos de Roselena e nem Máximino vão aceitar a decisão de Roselena de colocar Matilde na rua.
Portanto em Um Refúgio para o Amor Roselena vai demitir Matilde, mas ela vai voltar porque ninguém na casa vai aceitar que ela tenha sido mandada embora. Roselena pensa que pode fazer tudo que quer, mas as coisas não são assim.
Um Refúgio para o Amor: Roselena bate e humilha Lorenzo