Em Abismo de Paixão Augusto vive há anos com a dúvida que Elisa não é sua filha e sim de Rogério, mas tudo faz parte de mais uma das maldades de Carmem.
Durante vários anos Elisa precisou lidar com a rejeição e o desprezo de Augusto, além de ter perdido a mãe a indiferença do pai fez a jovem sofrer muito.
Durante uma conversa com Lúcio, seu amigo e padrinho de Elisa, Augusto resolve fazer exame de DNA, ele ver que chegou a hora de tirar essa história a limpo, pois sempre viu Elisa como sua filha, mesmo Carmem dizendo que ela é fruto do caso de Estefânia com Rogério.
Abismo de Paixão: Elisa e Damião se beijam
Augusto procura doutor Edmundo, conta de sua suspeita de Elisa ser filha de outro homem, pede discrição ao médico e já tira a amostra de sangue para fazer o teste de DNA.
Edmundo promete ter discrição, Augusto avisa para o médico que vai pedir que Elisa acompanhe Carmem na próxima consulta e pede que ele invente uma desculpa para conseguir uma amostra de sangue da jovem para que possam fazer o teste.
Contudo o que Augusto não imagina é que nessas alturas Edmundo já é amante de Carmem, o médico está gamado em Carmem e vai fazer de tudo para ficar com ela.
Carmem quase é pega em flagrante com Edmundo, os dois vão ficar juntos na casa dela e Augusto chega quase na hora, contudo a vilã consegue se safar.
Abismo de Paixão: Augusto humilha Elisa na festa de Damião
Carmem vai ficar apenas uma vez com Edmundo e já vai dispensar o médico, pois Augusto quer uma chance para tentar ser feliz ao lado da mulher e da filha, por isso também resolveu fazer teste de DNA, no entanto Edmundo não está disposto a abrir mão de Carmem.
Abismo de Paixão: Damião arruma confusão para defender Elisa