Em Abismo de Paixão Dona Branca, madrinha de Elisa, vai fazer uma grande descoberta e não pensará em ficar de boca calada.
Ramiro vai tentar se engraçar para cima de Elisa, mas Seu Lúcio ver e a defende, só que Ramiro vai bater no senhor que acaba indo parar no hospital.
Dona Branca vai sair em defesa do marido e procurar Ramiro na transportadora para lhe dizer umas verdades, mas acaba descobrindo algo impressionante.
Malu deixa Dona Branca no escritório e vai atrás de Ramiro, quando ela está sozinha escuta a voz de Carmem e resolve se esconder.
Madrinha de Elisa descobre toda a verdade do passado. Carmem e Ramiro vão ter uma discussão onde ele reclama que Carmem não lhe paga pelos serviços.
Carmem pede ao comparsa que consiga alguém para interceptar o caminhão dos correios para que o exame de DNA que Augusto fez com Elisa não chegue até Edmundo.
Ramiro lembra a Carmem que Elisa é filha de Augusto, pois Estefânia nunca traiu o marido e a mulher que tinha um caso com Rogério e que ia deixar o povoado com ele na noite do acidente era Carmem.
Dona Branca fica muito assustada com o que escuta e sai de lá sem que os dois a vejam, ela ainda pede para a Malu não dizer a Ramiro que ela esteve lá.
Dana Branca planeja contar toda a verdade, ela vai procurar Almerinda, diz que em todos os anos que passaram ela estava errada por odiar Estefânia e pede a Almerinda que vá até sua casa no dia seguinte ao meio dia.
Augusto também recebe a visita de Dona Branca que faz o mesmo convite, a intenção da senhora é juntar os dois e revelar toda a verdade do passado, pois acha uma injustiça o que fizeram a sua comadre.
Abismo de Paixão: Elisa e Damião se beijam