Em Abismo de Paixão Florência vai começar a perder espaço na vida de Damião, a loira será deixada de lado quando o noivo assumir seus sentimentos por Elisa.
Carmem decide ajudar Paulo a conquistar Elisa, ela deixa o desconhecido entrar no quarto da sobrinha o que gera a maior confusão, sendo que Carmem não para por aí ela liga para Paulo e avisa que Elisa foi à casa de uma amiga e que voltará ao anoitecer pelo caminho do rio.
Paulo vai atrás de Elisa que acha que ele está a seguindo, o vilão vai tentar abusar de Elisa, dirá que o que ele não tem por bem tem por mal, ele só não abusa de Elisa porque Damião chega na hora e eles travam uma briga.
No dia seguinte Damião vai procurar Elisa e acaba falando de seus sentimentos, dirá que sempre a amou e decide lutar por eles quando Elisa assume que também o ama, sendo que o primeiro passo é terminar seu noivado com Florência, o que não será fácil.
Damião tenta terminar com Florência, ele diz para a noiva que o melhor é que ela e Paulo voltem para capital e fala que eles precisam conversar sobre a relação e o compromisso deles.
Damião vai direto ao ponto e choca Florência ao dizer que quer terminar tudo com ela. Damião diz que precisa ser honesto, que eles não podem continuar com os planos, pois percebeu que os dois nunca poderiam ser felizes juntos por conta das diferenças.
Florência começa a chorar, fala de tudo que fez por Damião, afirma que o ama muito e que não poderia viver sem ele.
Florência abraça Damião e pede, por favor, para ele não deixá-la, fala que é capaz de morrer, pois ele é muito importante para ela, deixando assim Damião sem saída e adiando mais um pouco a conversa do término definitivo.
Abismo de Paixão: Damião se declara para Elisa e pede uma chance