Desde o início de Um Refúgio para o Amor Roselena mostrava ser uma pessoa desequilibrada e em breve ela afundará em sua loucura pensando que se transformou em uma santa.
Roselena está muito perturbada e começará a achar que foi eleita por Deus para ser santa e isso ela mostrará na forma de se comportar e se vestir.
Em Um Refúgio para o Amor Roselena pensa ser santa
Nos últimos capítulos de Um Refúgio para o Amor Roselena terá alucinações de que tem chagas nas suas mãos como as de Jesus Cristo. Ela imaginará que as suas mãos estão sangrando.
Após essa alucinação, Roselena se ajoelha e fala com Deus dizendo que é a sua eleita e sua filha mais querida. A vilã começará a usar um traje branco com uma corda amarrada na cintura e cabelos soltos.
A vestimenta de Roselena é muito parecida com as roupas que as pessoas usavam antigamente, principalmente os santos. Na loucura dela ela vai pensar ser uma pessoa tão boa que Deus lhe mandou as chagas e a transformou em santa.
O que acontece é que Roselena não aguenta mais as suas maldades e agora ela está planejando sequestrar Jana no dia do casamento e isso é demais para ela.
Na reta final de Um Refúgio para o Amor Roselena estará totalmente fora da realidade, pois sua consciência pesada e culpas a deixarão ainda mais louca.
Na realidade desde o começo da novela Roselena não está bem, pois sua loucura começou quando ela pensou que Máximino a traía com Aurora e que Luciana era filha dele, por isso ela deu Luciana para Paz e Galdino.
Outro problema de Roselena é o fato de ela querer controlar os seus filhos, pois ela destruiu a vida de Rodrigo e agora quer destruir a de Jana, mas ela não vai conseguir.
Portanto no fim de Um Refúgio para o Amor Roselena afundará na sua loucura e pensará que foi escolhida por Deus para se tornar uma santa.
Um Refúgio para o Amor: Luciana, Rodrigo e Patrício se unem contra Roselena