Em A Gata Mariano não consegue mais esconder o que sente por Esmeralda, o advogado vai querer fazer mal ao próprio irmão para ficar com a mulher dele.
Esmeralda vai tirar satisfação com Domênico sobre suas mentiras, porém o italiano vai extrapolar todos os limites e tentar mais uma vez abusar de Esmeralda, mas Paulo chega na hora.
Paulo briga com Domênico e alguém dispara contra o italiano e foge. Paulo será acusado por tentativa de assassinato e vai parar na cadeia.
Fernando vai colocar seus advogados para defender Paulo. Mariano vai querer entrar no caso para ajudar o irmão, mas na verdade quer prejudicá-lo.
Damião vai trabalhar com Mariano na defesa de Paulo e logo perceberá as más intenções do colega, ele vai dizer que a defesa preparada por Mariano vai afundar ainda mais Paulo.
Daniel Arenas afirma que viu uma aparição
Mariano não gosta das acusações de Damião, mas ele não vai desistir dos seus planos de fazer Paulo mofar na cadeia para poder ficar com Esmerada.
Enquanto Damião tenta fazer com que Paulo saia sob fiança Mariano vai tentar convencer o irmão a se assumir culpado, pois sabe que se Paulo sair da cadeia é para se casar com Esmeralda.
Mariano vai se culpar por ser um irmão ruim, mas não vai conseguir controlar o que sente por Esmeralda e tentará fazer de tudo para manter Paulo preso.
No entanto, por sorte, Mariano não está sozinho na defesa de Paulo. Damião, mesmo recém-formado, vai mostrar que é um excelente advogado e fará o que está ao seu alcance para deixar Paulo livre, já que não aguenta ver o sofrimento de Esmeralda com o homem que ama e o pai de seus filhos preso.
A Gata: Derrotado, Augusto procura Fernando Santa Cruz