Em Abismo de Paixão as coisas vão se acertar entre Elisa e Damião, eles vão se entregar ao amor que sentem um pelo outro, mas a alegria vai durar pouco.
Damião decide ficar e lutar pelo amor de Elisa, sendo que o principal obstáculo será Gael que ama Elisa e também se mostrará disposto a lutar por ela.
Contudo Elisa deixa claro para Gael que está apaixonada por Damião, então ele decide deixar o caminho livre e até vai procurar Damião falar que Elisa está apaixonada por ele e que está deixando o caminho livre.
Aconselhada por Dolores, Elisa decide procurar Damião e fala de seus sentimentos e os dois vão começar a namorar. Gael logo recebe a notícia que Elisa e Damião estão juntos e decide ir embora do povoado para não precisar ver a mulher que ama com outro.
Gael resolve ir embora com Kênia, mas depois que descobre que ela é sua irmã decide que vai sozinho, mas antes vai se despedir de Elisa e acaba roubando um beijo.
Após decidirem ficar juntos, Damião pega Elisa beijando Gael, ele chega na hora que Gael beija Elisa e tem a pior reação, ele vai acreditar que a namorada é uma qualquer.
Damião vai ficar com dúvidas quanto à reputação de Elisa, pois além de encontrá-la se beijando com Gael, Almerinda vai pedir para Betânia inventar para Damião que quando Augusto fez Elisa ser examinada por Edmundo que a jovem pediu para o médico mentir, pois não era virgem e tinha uma vida ativa.
Gael vai explicar para Damião que foi ele quem beijou Elisa, que pegou ela desprevenida e que era um beijo para se despedir, mas Damião não vai querer saber e pensará o pior da jovem.
Abismo de Paixão: Paloma se oferece para Gael e eles são flagrados na cama