Em A Gata Esmeralda logo vai deixar o hospital e começam novos problemas, ela terá que encarar a vida presa em uma cadeira de rodas e ainda ficará insegurança quanto ao amor de Paulo.
Esmeralda recebe alta do hospital, vai aguardar em casa que o médico especialista decida a data para operá-la, quem vai levá-la para casa é Paulo que antes vai fazer uma grande surpresa lhe proporcionando um lindo passeio de balão.
Paulo convence Esmeralda a se casar antes de se operar, ele não vai querer esperar mais para tornar a mulher que ama sua esposa.
Esmeralda vai se sentir insegura quanto a aproximação de Paulo com Gisela, ela não acha bom que Paulo continue trabalhando com a vilã.
Gisela marca um almoço de trabalho para Paulo conhecer um futuro comprador de seus quadros, porém será apenas uma armadilha para separar de vez o pintor de Esmeralda.
Fernando flagra Paulo traindo Esmeralda. Gisela vai implorar por um beijo de Paulo, ele se nega, mas ela rouba o beijo, sendo que nesse instante chega no restaurante Fernando, Mariano e Damião que presenciam o beijo.
Fernando vai reclamar com Paulo por ele estar traindo Esmeralda. Paulo vai tentar se explicar, mas não irá conseguir, ele vai sofrer com críticas dos três.
A história do beijo logo chega aos ouvidos de Esmeralda, sendo que primeiro será Gisela que vai ligar para contar e depois Esmeralda terá a confirmação por Fernando que não vai esconder a verdade da filha.
Gisela vai dizer a Esmeralda também que Paulo falou que se sente preso a ela e que só está com ela por pena.
A Gata: Damião se desespera ao rever Esmeralda