Em Abismo de Paixão Damião já descobriu que sua mãe armou para separá-lo de Elisa, mas não vai ficar quieto e lutará pelo amor da mulher que ama.
Damião vai trabalhar nas estufas das terras de Elisa, ela não vai gostar porque sabe que quando Almerinda descobrir vai sobrar para ela.
Elisa reclama com Damião e vai embora chateada, ele a segue a cavalo, mas acaba sendo derrubado. Elisa vai ajudar e Damião rouba um beijo.
Damião e Elisa vão ficar juntos novamente, dessa vez vão querer fazer as coisas direito, mesmo sabendo que será muito difícil ter a aprovação de Augusto.
Elisa pede para manterem o namoro deles em segredo até que consiga falar com Augusto, pois tem medo da reação do pai, pois não quer que ele machuque novamente Damião.
Elisa dirá a Augusto que voltou com Damião, na mesma hora Damião chega e vai ter uma conversa séria com o futuro sogro e pede a mão de Elisa em casamento, dirá que dessa vez vai fazer as coisas direito sem esconder nada.
Augusto fica de pensar antes de dar uma resposta a Damião, mas tem outros planos, ele ainda acredita que Elisa e Damião são irmãos, por isso não podem ficar juntos.
Após se acertar com Damião, Elisa aceita ir embora com Augusto. Ele chama a filha para um passeio a cavalo e a convence a venderem as terras e irem viver em outro lugar, recomeçar longe do povoado somente os dois.
Elisa aceita o convite do pai, mas vai ter que explicar para Damião que os planos mudaram e que eles não vão mais se casar.
Abismo de Paixão: Augusto descobre infidelidade de Carmem