Em A Gata Esmeralda vai viver os piores dias de sua vida, pois temerá perder quem mais ama seus filhos.
João Garça, que na verdade é Bebeto filho de Dona Rita que saiu da cadeia, vai sustentar até o fim a mentira que é pai dos filhos de Esmeralda, ele está sendo pago por Eugênia e Lorena para manter a farsa e fará um grande estrago.
Esmeralda vai tentar conversar com o homem que está fingindo ser o pai de seus filhos, mas não terá sorte. João Garça não vai voltar atrás em suas mentiras e até propõe que Esmeralda se case com ele.
Esmeralda vai se revoltar com João Garça que ameaça levar Paulinho e Letícia para fora do país. O advogado do farsante vai levar o caso para os tribunais para desespero de Esmeralda.
Paulo viaja para trabalhar no interior, mas será surpreendido por Gisele que vai atrás dele e atentará contra sua vida mais uma vez.
Esmeralda vai ter que enfrentar o julgamento sem Paulo, será um momento bem difícil, pois até o juiz será comprado e vai dificultar bastante as coisas.
Esmeralda se desespera em julgamento, vendo que está a um ponto de perder os filhos, ela vai se desesperar. Esmeralda se ajoelha diante do juiz e implora para que não lhe tire seus filhos.
Fernando vai se sentir muito mal ao vê Esmeralda se humilhando e desesperada implorando ao juiz, esse por sua vez não vai se comover diante das lágrimas de uma mãe aflita e concederá a guarda das crianças a João Garça dando apenas algumas horas para Esmeralda se despedir dos filhos antes de entregá-los ao suposto pai.
A Gata: João Garça ameaça levar os filhos de Esmeralda para o exterior