Em A Gata João Garça vai conseguir a guarda dos filhos de Esmeralda, mas ela não está disposta a abrir mão das crianças.
Lorena, com a ajuda de Eugênia, vai comprar o juiz e as testemunhas e no julgamento Esmeralda vai perder a guarda dos filhos para João Garça.
Mariano e Damião conseguem um recurso para mudar o veredicto do juiz, porém vão ter que esperar uns dias para saber o resultado e enquanto isso Esmeralda precisará entregar os filhos ao suposto pai.
Esmeralda não vai entregar Paulinho e Letícia, ela resolve se tornar uma fugitiva da justiça para não ficar longe dos filhos, então resolve se esconder no lixão com eles, sendo que, nem para seus pais e Jacira vai contar onde está.
Garibaldo, Maria, Chácaras e o pessoal do lixão vão ajudar a esconder Esmeralda, nem Fernando vai conseguir encontrá-la por lá.
Mariano dá pista do paradeiro de Esmeralda a Lorena, a vilã vai querer saber onde está Esmeralda para dar continuidade a seu plano. Mariano comenta com a mãe que Fernando sai todos os dias para procurar Esmeralda no lixão porque acredita que ela tenha voltado para lá.
Logo que Mariano conta a Lorena sobre a suspeita de Esmeralda estar no lixão a polícia aparece em peso por lá e vão fazer uma busca por Esmeralda e acabam chegando no barraco onde ela está com os filhos.
Esmeralda escuta o policial batendo e fala para Maria que não vão levar seus filhos, por sorte Esmeralda vai conseguir se safar dessa vez e não vão lhe tirar Letícia e Paulinho.
A Gata: Esmeralda é encontrada pela polícia