Em A Gata Garibaldo descobriu toda a verdade sobre sua origem, descobriu que é filho do homem que Fernando matou e vai querer acertar as contas com o pai de Esmeralda.
Garibaldo procura Bebeto para ter respostas para suas perguntas, o bandido entrega a Garibaldo uma pasta com recortes de jornais e papeis que esclarecem tudo que aconteceu no passado com seus pais.
Garibaldo ameaça matar Fernando, ele vai ver o pai de Esmeralda e revelará que é o filho de Bruno Fontes, o homem que ele matou e exige uma explicação.
Fernando ficará na mira da arma de Garibaldo e vai contar que matou Bruno Fontes em legítima defesa, que ele havia feito um acordo com Augusto para que juntos lhes tirassem tudo.
Fernando explica que Bruno Fontes era um homem com dinheiro, mas que agiu com ambição e para ajudar Augusto que na época não tinha nada.
Garibaldo diz que talvez o pai dele quisesse mesmo roubá-lo, mas pergunta pela mãe dele. Fernando fala a Garibaldo que Sandra, a mãe dele, era uma santa e que foi morta por Augusto.
Fernando diz que se Garibaldo acredita em tudo que ele lhe disse que o deixe viver.
Garibaldo não vai conseguir atirar em Fernando e ficará feliz ao descobrir pelo pai de Esmeralda que é dono de uma grande fortuna que ficou interditada depois que os pais dele morreram e que, diferente do que pensava tem um nome que se chama Vitor Fontes que foi o nome escolhido por Sandra e Bruno para o filho que iam ter.
A Gata: Mariano dá pista do paradeiro de Esmeralda a Lorena