Em A Gata o processo que João Garça vem movendo contra Esmeralda para tirar a guarda dos seus filhos vai deixar todos nervosos e com falsas desconfianças.
Paulo e Fernando acabaram desconfiando de Damião. Paulo falou para o sogro que suspeitava que Damião estivesse por trás de tudo só porque ele queria que Esmeralda não mentisse sobre conhecer João Garça.
Lorena é quem está por trás de tudo, a vilã vai até as últimas consequências para conseguir o que quer, destruir Esmeralda.
O juiz comprado por Lorena vai antecipar o julgamento onde será decidido quem ficará com a guarda de Paulinho e Letícia. O veredicto será a favor do suposto pai das crianças e Esmeralda resolve fugir para o lixão para não entregar os filhos.
Fernando vai todos os dias procurar a filha, ele comenta com Damião que suspeita que Esmeralda esteja escondida no lixão, mas Damião lhe explica que no lixão existe os bandos e existe muita lealdade entre eles que não vão dizer onde Esmeralda está.
Fernando pede perdão a Damião, diz que Paulo suspeitou dele e que foi incapaz de defendê-lo, pois não teve confiança suficiente nele, por isso errou.
Damião diz que Fernando não tem porque lhe pedir perdão, que sempre vai estar do lado dele, pois a gratidão que tem pelo patrão e amigo é maior que qualquer desconfiança.
Fernando fica feliz por ter Damião ao seu lado, pois ainda vai enfrentar muita coisa ruim. Eles logo ficarão sabendo que quem está por trás de João Garça é Lorena, a vilã vai se revoltar com Fernando e até vai atirar nele.
A Gata: Lorena tenta matar Fernando
Paulo, que desconfiou de Damião, vai passar por dias bem complicados, sendo que, para se afastar de Esmeralda irá passar uns dias no interior a trabalho, mas acaba levando um tiro de Gisele e perdendo a memória, ele nem imagina que é a própria mãe que está por trás de tudo que vem acontecendo a Esmeralda.
A Gata: Bebeto agride Dona Rita