Em Abismo de Paixão a vida de Dolores vem dando uma reviravolta, ela mal tinha se casado, perdeu o marido e vai acabar voltando para seu verdadeiro amor.
Na transferência para o presídio Horácio acabou conseguindo fugir e se livrar da prisão, porém ele logo será encontrado.
Dois policiais vão até a fazenda de Elisa e avisarão a Dolores que Horácio fugiu após um acidente quando estava sendo transferido da delegacia para o presídio na capital onde iria cumprir pena.
Dolores fica preocupada com o que aconteceu com Horácio, mas logo os policiais vão dizer que o marido dela esteve foragido por um tempo, mas foi realizada uma operação para capturá-lo, que ele foi encontrado em uma casa abandonada em um povoado próximo, só que Horácio estava armado, que houve uma troca de tiros com a polícia e uma bala perfurou um tanque de gás, que teve uma explosão e terminou com a casa onde ele estava se escondendo incendiada.
Os policiais vão garantir que Horácio morreu no incêndio. Dolores vai chorar a morte do marido.
Após notícia da morte de Horácio, Dolores aceita Bráulio, ele vai ficar cada vez mais próximo dela. Bráulio vai trabalhar na processadora de Elisa.
Bráulio diz a Dolores que não quer continuar sendo só um amigo, que ela conhece os sentimentos dele, sabe que nunca deixou de amá-la, que é um homem livre e quer que Dolores pense na possibilidade de lhe dar uma chance e esquecer o que aconteceu a Horácio.
Dolores decide dar uma chance a Bráulio e os dois se beijam.
Abismo de Paixão: Horácio morreu?
Para a infelicidade de Carmem e Ramiro Horácio não morreu como a polícia pensa, ele logo aparece na fazenda de Almerinda pedindo ajuda e querendo vingança.
Abismo de Paixão: Paloma descobre que está grávida e toma decisão