Em A Gata Esmeralda está escondida no lixão com os filhos, já que perdeu a guarda das crianças para o suposto pai, mas não está disposta a entregá-los.
No entanto logo Esmeralda será encontrada e seus filhos serão entregues a João Garça, o Bebeto, que vai ajudar Lorena a levar as crianças até o lixão.
Lorena e Bebeto serão flagrados tentando jogar os filhos de Esmeralda no lixão. Bebeto passa a ser perseguido pela polícia e vai querer dinheiro para ir embora para longe.
Dona Rita se recusa a dar dinheiro ao filho. Esmeralda também não vai querer ajudar Bebeto depois de todo mal que lhe fez, então ele resolve sequestrar Jacira.
A Gata: Bebeto agride Dona Rita
Bebeto vai pedir dois milhões de resgate, mas Fernando auxiliado por Pedro Léon, o detetive que gosta de Jacira, vai ao encontro para entregar o resgate com a polícia.
Bebeto, que ficou anos preso por um crime que não cometeu, não pretende voltar para a cadeia, ele deixará claro que prefere a morte a isso, sendo assim ele tirará a própria vida diante de todos.
Esmeralda dá triste notícia a Dona Rita. Ela ficará incumbida a dar a notícia a Rita que nem imagina que seu único filho está morto. Esmeralda dirá a Dona Rita que Bebeto preferiu tirar a própria vida que voltar para a cadeia.
Dona Rita vai chorar a morte do filho, ela dirá que se sente culpada pelo destino de Bebeto. Esmeralda vai compartilhar do sofrimento de Dona Rita e lhe dará todo o apoio possível, assim como Jacira, que apesar de ter sofrido horrores nas mãos do bandido, vai estar com Dona Rita no enterro de Bebeto.
A Gata: Augusto morre pedindo por socorro