Em Abismo de Paixão Elisa e Damião voltam ao povoado e vão ter que acertar as contas com Gael que continua com os mesmos planos.
Elisa procura Gael logo que volta e conta o que aconteceu entre ela e Damião no tempo que ficou fora, ele mesmo assim continuará com a ideia de se casar com ela.
Elisa descobre que Gael ficou com outra mulher quando ainda eram noivos e que essa mulher era Paloma, ela conversa com a amiga que diz não estar arrependida de ter se entregado ao seu grande amor.
Paloma esconde de Elisa que está grávida de Gael e, que é por isso que vai embora do povoado, mas Elisa também acaba descobrindo esse segredo e vai direto contar a Gael e exigir do ex-noivo que se case com Paloma.
Gael diz que vai assumir o filho, mas que não pode se casar com Paloma porque continua amando Elisa, mas ela acaba convencendo-o de fazer a coisa certa.
Gael procura Paloma e reclama por ela ter mentido sobre Henrique ser o pai do filho que ela espera. Paloma explica que não queria que ele se sentisse culpado por deixá-la de lado e nem quer obrigá-lo a nada.
Paloma dirá a Gael que vai assumir tudo sozinha e que não precisa dele para nada.
Gael pede Paloma em casamento. Ele suplica para que Paloma permita que ele repare todo o mal que fez a ela e fala que quer que Paloma seja esposa dele e pergunta se Paloma aceita se casar com ele.
De início, Paloma se recusa, dirá que não quer se casar com Gael forçado e que não vai prendê-lo por conta do filho.
Gael diz que não é certo Paloma levar o filho deles embora, pede para ela não deixar que a criança que espera cresça como eles sem uma família, dirá que sabe que a magoou e pede que aceite se casar pelo filho deles.
Abismo de Paixão: Ramiro manda matar Paulo