A Gata teve uma passagem de tempo, mas o sofrimento de Esmeralda não acabou, pois ela e Paulo decidiram viver na casa de Lorena com a família.
Lorena continua fazenda da vida de Esmeralda um inferno, ela sempre foi contra a união do filho com Esmeralda e fará de tudo para acabar com esse casamento.
Lorena vai colocar Paulo contra Esmeralda, ela vai se fazer de vítima na frente do filho e inventar que Esmeralda a agrediu, que está doente e não pode viver sem Paulinho.
Esmeralda decidirá ir morar em outra casa com a família, pois não aguenta mais as intrigas e maus tratos de Lorena, ela terá o apoio de Paulo, que verá que deixar a casa da mãe realmente é a única saída para acabar com os conflitos.
No entanto Esmeralda vai se irritar com Paulo, pois ele vai querer que deixem Paulinho vivendo com Lorena, irá dizer que a mãe não quer se separar do neto e precisa dele a seu lado.
Esmeralda fala que nunca vai se separar do filho, que eles vão embora da casa de Lorena com toda a família e que para Paulo tirar Paulinho dela terá que matá-la primeiro.
Paulo fala de separação com Esmeralda por causa de Lorena. Eles vão ter mais uma forte discussão onde Paulo dirá que se Esmeralda e a mãe dele não podem e nem querem viver em paz então o melhor é que eles se separem.
Paulo diz a Esmeralda que ela não pode duvidar do amor dele, mas que está escolhendo ficar com Lorena porque a mãe está doente e ele vai enlouquecer se continuar vivendo no meio das brigas delas.
Esmeralda se revolta ao escutar Paulo dizendo que a única solução que ele encontra é renunciar a ela pelo bem-estar de Lorena, pois a mãe está fraca e precisando dele naquele momento.
A Gata: Damião é rejeitado por seu novo amor