Em Abismo de Paixão Carmem extrapola todos os limites ao matar Lupe, a vilã dará uma facada no religioso e vai deixá-lo sangrar até a morte no cemitério.
A morte do padre Lupe promete uma semana de muita emoção nessa reta final de Abismo de Paixão, sendo que uma das mais abaladas com essa perda será Almerinda.
Damião e Elisa chegam logo depois de Lupe ser ferido por Carmem, ele ainda conseguirá dizer algumas palavras para o casal. Lupe dirá para Elisa e Damião ficarem unidos porque o amor deles é a única arma contra toda a maldade.
Horácio irá ver Almerinda e fará várias revelações, sendo que logo que chega à fazenda o fugitivo vê quando Carmem beija Damião e conta o que viu para a antiga patroa.
Almerinda vai procurar Carmem para saber o que ela queria beijando Damião na boca, porém quando chega a fazenda fica sabendo que a vilã não mora mais por lá e só encontra a sobrinha dela.
Elisa revela a Almerinda a última vontade de Lupe. A jovem terá uma conversa sincera com a futura sogra dirá que sente muito por sua perda e que também ficou muito triste com a morte do padre, além de revelar o que Lupe disse a ela e Damião antes de morrer, que ele queria que eles lutassem pela amor que sentem um pelo outro.
Almerinda vai mudar de atitude quando escuta as palavras de Elisa e fica sabendo que o irmão já sabia de tudo, pois morreu tentado trazer a verdade à tona e apoiando o amor do sobrinho e de Elisa, quem ela sempre odiou injustamente.
Abismo de Paixão: Carmem beija Damião na boca