Em Abismo de Paixão o clima vai esquentar entre Elisa e Carmem, sobrinha e tia vão acertar as contas nesta reta final da novela.
Carmem foi enganada por Elisa, ela conseguiu comprar a casa e a fazenda que eram dos seus pais e vai ter que arcar com as consequências de ter jogado sujo.
Carmem parte para cima de Damião, primeiro a vilã vai atrás dele na fazenda dos Arango e rouba o primeiro beijo. Depois disso ela descobre que Elisa a enganou e vai declarar guerra a sobrinha atingindo o que ela mais ama.
Damião faz um serenata para Elisa, depois eles marcam um encontro no lago. Carmem fica sabendo e vai aprontar.
Elisa flagra Damião e Carmem se beijando no lago. O beijo que aconteceu na fazenda dos Arango Elisa não presenciou, mas ficará sabendo por Almerinda.
Carmem se antecipa e chega ao lago antes de Elisa, Damião está com os olhos fechados e ela se aproveita para beijá-lo. Elisa vê de longe.
Após flagrar Carmem beijando Damião, Elisa dará uma surra na tia. Elas vão se enfrentar, Carmem joga na cara de Elisa que conseguiu seduzir Damião.
Elisa dá um soco em Carmem que parte para cima da sobrinha. Carmem diz que Elisa não é nada como mulher, pois perde todos seus homens para outras e leva outro soco.
Elisa grita na cara de Carmem que a odeia, que desde que se entende por gente Carmem vem arruinando a vida dela, que lhe tirou o amor de Augusto quando inventou que ela não era filha dele, mas avisa que com o Damião Carmem não vai fazer a mesma coisa.
Carmem ainda vai apanhar mais de Elisa, irá ficar com o rosto sangrando e vai ameaçar a sobrinha de morte.
Abismo de Paixão: Ramiro sequestra Dolores para atrair Horácio