Em Abismo de Paixão Gael e Paloma têm a lua de mel interrompida por conta do assassinato do padre Lupe.
Gael vai continuar atrás de Elisa e declarando seu amor mesmo estando casado com Paloma. Elisa vai tentar fugir das investidas do amigo e até vai inventar que está namorando Damião para afastá-lo.
Gael chega a deixar Paloma sozinha a noite para seguir Elisa para comprovar se ela realmente está com Damião e vai ver os dois se beijando em um restaurante.
Paloma vai se revoltar com Gael, mas ele não vai desistir de lutar pelo amor de Elisa mesmo diante das reclamações da esposa e do fato de Elisa estar com Damião.
Gael decide se separar de Paloma para ficar com Elisa. Ele vai atrás dela na fazenda e dirá que está desesperado, que o casamento com Paloma foi um erro porque não a ama que só ama Elisa, por isso tomou a decisão de se separar.
Elisa diz que Gael não pode se separar da Paloma, pois sabe que ele pode chegar a amá-la e fala do filho que vão ter. Gael assume que aceitou o sacrifício de se casar com Paloma por causa de Elisa, mas que foi um erro, pois já tentou tudo, mas está vendo que não dará certo.
Gael afirma que não vai amar Paloma porque não consegue esquecer Elisa, diz que não para de pensar nela nem só um momento, ele se declara novamente e fala que é impossível deixar de amá-la e que não é certo fazer o que está fazendo com Paloma.
Paloma também procura Elisa, mas para pedir que aceite de vez Damião, ela diz que só assim vai conseguir salvar seu casamento.
Abismo de Paixão: Almerinda passa a perna em Ramiro
Abismo de Paixão: Elisa flagra Damião e Carmem se beijando no rio