Em A Gata Esmeralda vai sair de casa e passará a viver com os pais, já que, não aguenta a convivência com Lorena.
Paulo vai se separar da família e ficará morando com a mãe, pois Lorena vai fazer muitas chantagens para que o filho continue fazendo o que ela quer.
Lorena exige de Paulo que traga Paulinho para ficar com ela um tempo, a vilã vai aproveitar para colocar Paulinho contra Esmeralda.
O garoto não vai querer voltar para casa, irá preferir ficar morando com a avó a quem também chama de mãe.
Paulinho dirá para Esmeralda que ela é má e perigosa, que não vai voltar para casa com ela que ficará morando com o pai e Lorena.
Esmeralda reclama com Paulo por ter deixado Lorena fazer a cabeça de Paulinho contra ela. O garoto vai continuar se comportando mal, ele até dirá que odeia Esmeralda e que vai fugir para morar com a avó.
Paulo vai reclamar com a mãe pelo mal que continua fazendo a ele e a sua família e depois vai conversar com o filho e se surpreende, pois Paulinho vai fazer intrigas contra Esmeralda a mando de Lorena.
Paulinho dirá ao pai que viu a mãe beijando um tal Rogério, que ela enganou Paulo com esse outro homem. Paulo vai entender logo o que está acontecendo e irá confrontar o filho e Esmeralda, o casal percebe que o
garoto está mentindo.
Paulinho vai acabar assumindo que está mentindo e que foi a avó que pediu que dissesse tudo aquilo, mas vai pedir para que os pais o entreguem para a avó, pois tem medo de Lorena deixar de amá-lo.
A Gata: Inês se despede do filho antes de morrer