Em Abismo de Paixão Ramiro quase que abusou de Almerinda, ele só parou porque ela disse que o ex-empregado é filho de Rogério.
Ramiro admira muito Rogério e a possibilidade de ser um Arango é algo que o deixou muito feliz, ele acreditou em tudo que Almerinda falou, mas as coisas não são bem como ela disse.
Ramiro vai terminar a novela na cadeia, ele ainda tentará fugir com o dinheiro que vai tirar de Almerinda pelo sequestro de Damião, mas não conseguirá e por conta das declarações de Horácio que se entregou a pedido de Dolores e de Vicente, ele não vai se livrar da cadeia.
Seu Lúcio ficou sabendo por Bráulio que Ramiro foi o responsável pela morte de Branca e vai visitá-lo na cadeia para dizer o quanto está satisfeito por vê-lo pagar pela morte de Branca.
Ramiro dirá que quando sair da cadeia vai ressurgir das cinzas muito rápido porque também é um Arango. Lúcio ri de Ramiro, fala que conheceu o pai dele, que era um caipira bêbado, que abandonou a mãe dele quando ela adoeceu e que Ramiro é o retrato vivo dele, pois é loiro e de olhos claros igual ao pai.
Ramiro fala a Lúcio que Almerinda confessou que queimou a certidão de nascimento dele quando Rogério morreu.
Lúcio esclarece a Ramiro sobre ele ser filho de Rogério, conta que Almerinda tentou por muitos anos engravidar e quando Ramiro ficou órfão que Rogério tentou convencê-la a adotá-lo, mas que tudo mudou quando Almerinda engravidou, pois Rogério cancelou todos os trâmites da adoção porque já iam ter o filho que tanto sonhavam.
Seu Lúcio fala que os papéis que Almerinda queimou devem ser dos trâmites da adoção e repete várias vezes que Ramiro não é um Arango.
Abismo de Paixão: Carmem perde as pernas em acidente
Gael enfrenta Ramiro no final de Abismo de Paixão