Ter controle financeiro é essencial nos dias de hoje e a tecnologia pode ajudar muito nessa tarefa através do gerenciador financeiro.
Gerir a vida financeira é algo muito complexo, mas nos dias atuais não precisa ser especialista no assunto para poder realizar esse tipo de tarefa, podendo trocar aqueles cadernos usados antigamente para anotar tudo e não ficar no vermelho pelo gerenciador financeiro que é uma ferramenta que vai ajudar a ter o controle da sua vida econômica sem erros.
Gerenciador financeiro – O que é?
O gerenciador financeiro é basicamente uma ferramenta usada especialmente para organizar, monitorar e aperfeiçoar os recursos financeiros permitindo assim o melhor uso do seu dinheiro.
Esta ferramenta é um software oferecido por diversos bancos e empresas que trazem uma série de funcionalidades, entre os mais usados estão o gerenciador financeiro da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, sendo que, a escolha muitas vezes vai depender da instituição na qual mantém uma conta.
O gerenciador financeiro é projetado para ajudar na gestão das finanças tanto pessoais como empresariais, sendo que, no segundo caso, o uso dessa ferramenta é vital.
Principais funções
Registro de transações: Permite registrar receitas, investimentos, transferências e todas as despesas.
Categorização: Ajuda na categorização manual das transações.
Controle de despesas: Analisa e monitora os gastos, podendo identificar as áreas para a economia e propiciando uma visão clara das despesas mensais.
Orçamento: Facilita o acompanhamento e a criação de orçamento, ajudando a estabelecer metas financeiras.
Integração bancária: Conecta cartões, contas e outras fontes financeiras.
Planejamento: Auxilia na elaboração de planos financeiros de curto, médio e longo prazo sempre considerando as aspirações individuais e objetivas.
Relatórios financeiros: Gera relatórios constantes e detalhados da situação financeira, oferecendo insights das receitas e padrões de gastos.
Segurança: Utiliza uma tecnologia de criptografia que prioriza a segurança e a privacidade dos dados dos clientes.
Vale lembrar que, além do gerenciador financeiro oferecido pelos bancos, existem também outras opções oferecidas por empresas que podem ser utilizadas no computador e ou disponibilizando um aplicativo para celular garantindo assim que os clientes tenham tudo na palma da mão.