Arthur descobre que Teresa dormiu com Mariano na véspera do casamento e que planejava fugir com o médico.
O professor leva Teresa para viver na vila que ela tanto odeia para colocá-la à prova e lá ela acaba cruzando com Mariano que vai visitar o pai dele.
Mariano diz a Teresa que se apaixonou por Aurora e que vai lutar pela médica, a protagonista se revolta, pois, mesmo estando casada, não quer perder o amor do ex-namorado.
Mariano decide viajar atrás de Aurora. Teresa fica sabendo e resolve ir atrás do casal para impedir que eles se acertem. No entanto, o médico consegue falar a sós com Aurora, mas não será dessa vez que vão se entender.
Teresa arma para Mariano lhe dar uma carona de volta para a capital, pois quer passar um tempo com o ex, não imaginando ela o que essa viagem iria trazer como consequência.
Arthur flagra Teresa chegando de carro com Mariano e vai surtar, ele vai ser violento e até tentará abusar de Teresa que vai conseguir se explicar e provar que só estava voltando do interior com o ex, mas que não aconteceu nada entre eles.
RELACIONADOS:
Após o flagra, Arthur mantém Teresa vigiada. Ele não vai conseguir mais confiar na esposa e pede a Jacinto, seu motorista, que fique na cola de Teresa, siga todos os seus passos e avise a ele.
Arthur pede para Jacinto ficar atento especialmente quando Teresa cruzar com Mariano, o motorista ficará atento a todos os passos da protagonista sem ela perceber, porém Mariano logo nota que o motorista não sai da cola de Teresa e avisa a ela, mas, mesmo suspeitando, a protagonista não vai questionar Arthur se está mantendo-a vigiada, já que, tem culpa no cartório.