Hoje em dia existem muitas dietas que prometem maravilhas, entre elas está a dieta do ômega–3, ácido graxo presente nos peixes, que promete estimular a perda de muitos quilos só de gordura em pouco tempo e deixar o coração e o cérebro saudáveis.
Dieta do ômega-3 regras
- Faça três refeições livres por semana, quer dizer coma o que quiser.
- Para cozinhar use óleo de canola ou azeite tradicional. Utilize o azeite extravirgem apenas para temperar saladas ou adicionar em alimentos prontos, pois os polifenóis do azeite extravirgem se tornam tóxicos quando aquecidos.
- Tome somente uma xícara de café por dia. Já os chás sem cafeína, como hibisco, erva-doce, erva-cidreira e hortelã e sem açúcar estão liberados.
- Coma apenas uma porção pequena de alimentos com amido por dia.
- Capriche no consumo de vegetais (quatro colheres por refeição) porque os vegetais são fontes de carboidratos livres de amido e por isso não estimulam picos de açúcar no sangue.
- Em todas as refeições, devem ser combinados, carboidratos, gorduras e proteínas.
Principais alimentos da dieta ômega-3
Salmão – É o peixe com maior concentração de ômega-3, ácido graxo essencial usado pelo organismo na síntese de hormônios anti-inflamatórios.
Morango – Essa fruta é rica em antioxidantes e com baixa carga glicêmica.
Amora – Assim como as demais frutas vermelho escuras é fonte de polifenóis. Esses antioxidantes ajudam a ativar o SIRT1 que é o gene da magreza, porque regula os estoques e o metabolismo da gordura corporal.
Amêndoa – É uma importante fonte de gorduras boas e é rica em magnésio que contribui para a síntese de proteína.
Clara de ovo – É rica em albumina, proteína com muitos aminoácidos e livre de gordura.
As dicas acima foram tiradas do site M de mulher e para quem quer seguir a dieta do ômega-3 basta lê-las e procurar um nutricionista para montar um cardápio.