Em A Desalmada após a morte de seu pai, Fernanda resolve vender seu sítio, se passam três anos e ela volta para fazer justiça contra aqueles que tiraram a vida de Santiago.
Fernanda volta e reencontra Joana e Luís e vai se tornar sócia da amiga, ela vai usar o dinheiro que conseguiu com a venda do sítio do seu pai e ajudar Joana que está passando por uma situação complicada.
Contudo Fernanda volta e com ela as lembranças daquele dia em que mataram seu marido e abusaram dela. Durante a noite Fernanda resolve começar sua vingança.
Fernanda vai até a empacotadora, pois, sabe que foi um dos donos que lhe causou tanto mal, já que, mataram Santiago para ficar com as terras onde foi levantado aquele negócio e ela vai querer dá um recado.
Fernanda consegue entrar na empacotadora de carne sem ser vista pelos seguranças do lugar, ela vai pichar uma parede com a seguinte frase: “Estas terras estão manchadas de sangue” e ainda vai soltar os animais causando um grande tumultuo. Quando está saindo da empacotadora de carne Fernanda leva um tiro, mas não vai ser nada grave.
Carmelo vai informar Otávio sobre o ocorrido, vai dizer ao patrão que isso parece vingança. Otávio vai perguntar ao empregado se ele tem certeza que matou a esposa de Santiago que foi a única testemunha do que aconteceu no passado.
Fernanda vai ficar contente com o que fez, ela tem sede de justiça, porém, essa primeira atitude para fazer com que o assassino do marido comece a pagar terá consequências, pois, ela foi vista, já que, o lugar tem câmeras de segurança e isso poderá colocar sua vida em risco.
A Desalmada: Fernanda volta à tempo de se despedir do seu pai
A Desalmada – Conheça quem é quem na nova novela do SBT