Em A Dona um dos maiores segredos da novela é quem é o verdadeiro pai de José Miguel, o mocinho da novela ficou sabendo por Rodrigo que Frederico não é seu pai.
José Miguel vai comentar com Sabino que Rodrigo lhe disse que no povoado todos já sabem que Frederico não é seu pai e quer saber de Sabino se ele sabe de algo sobre o assunto, o capataz vai ficar nervoso e falar que Rodrigo apenas quer provocá-lo, que não é para José acreditar e nem comentar com os pais sobre o assunto.
Contudo José Miguel vai conversar com sua mãe, vai perguntar se ela ama o pai dele e se era apaixonada por ele quando se casaram. Leonor fala que Frederico e ela sempre tiveram muito carinho e garante que estava apaixonada por ele quando se casaram.
Após a conversa com a mãe, José Miguel resolverá não tocar mais no assunto e ficar focado em levantar a fazenda para satisfazer seu pai.
A Dona: José Miguel compra briga com Valentina
José Miguel descobre quem é seu verdadeiro pai e fica perplexo. Muita água ainda vai rolar em A Dona até que o mocinho da novela descubra quem é seu pai verdadeiro, nessas alturas Frederico vai ter morrido e ele se entendido com Valentina.
A obsessão de Rodrigo por Valentina só vai aumentar, ele vai chegar a sequestrar a protagonista, porém, ela será resgatada, mas muito machucada.
José Miguel vai querer cobrar de Rodrigo o mal que fará a Valentina, eles vão brigar feio, vão se machucar bastante e no fim José Miguel consegue pegar a arma do vilão, sendo que, quando está quase atirando nele Leonor grita que ele não poder fazer isso por que Rodrigo é o pai dele.
Leonor vai explicar a Rodrigo que Frederico era estéril, que sempre soube que ele era o pai de seu filho, mas nunca quis falar porque já estava casada com um homem respeitado e que não iria arriscar sua estabilidade para ficar com um camponês morto de forme.