Em A Dona Valentina vai ficar engajada em um novo projeto, a dona da fazenda mais produtiva da cidade vai querer fazer uma escola para os filhos de seus trabalhadores.
José Miguel ao saber do projeto de Valentina vai apoiar, ele, como é arquiteto, sem ela saber vai fazer o projeto da escola, só que acaba comentando com sua mãe, que vai dizer para Ivana e essa por sua vez para Valentina que vai ficar com muita raiva.
Valentina vai reclamar com Doutor Ernesto que explica que não tinha tempo para conseguir outro arquiteto, já que, ela queria o projeto para logo, porém, Valentina fica irritada e seu advogado pede demissão.
Doutor Ernesto vai contar para José Miguel que Valentina já sabe que ele é o arquiteto do projeto da escola, que ficou muito chateada e cancelou o projeto.
José Miguel e Valentina discutem feio após descoberta. Ele vai até a casa de Valentina depois de ela saber que ele é o arquiteto e a pega na banheira, ele vai dizer umas verdades para a mulher que gosta. José Miguel diz que já está cansado dos caprichos de Valentina, explica que se envolveu no projeto porque gostou e que na cabeça de Valentina só tem ego, arrogância e orgulho.
Valentina fala que não vai permitir que José Miguel a insulte, mas ele continua e grita que está cansado de demonstrar a sinceridade de seu carinho, de procurar pretextos pra estar perto dela, fala que está cheio de suas arrogâncias, desaforos e da forma como ela age, que ela é louca e está cheia de traumas.
José Miguel destrói o projeto da escola que fez e Valentina o expulsa de sua casa.
A Dona: Maria da Luz revela que foi abusada por Rodrigo