Em A Dona José Miguel voltou para levantar sua fazenda e deixar seu pai feliz, porém, seus planos vão precisar se apressar depois dele receber uma notícia muito triste.
Frederico, pai de José Miguel, é um homem bom que no passado abriu mão de viver um grande amor com Isabel, tia de Valentina, para se casar e construir uma família com Leonor, uma mulher amarga e ruim.
José Miguel até já procurou Valentina porque queria que ela pagasse para suas vacas usarem a água do lago de sua fazenda, mas ela se negou, ele também está tentando fazer um empréstimo para levantar a fazenda dos Montesino.
José Miguel recebe triste notícia. Ele já sabia que seu pai estava doente, mas não imaginava a gravidade do problema. Frederico está desenganado e tem somente alguns meses de vida.
Leonor chama Ivana para conversar para saber qual a relação dela com o filho, porém, José Miguel não gosta da atitude da mãe, ele vai deixar claro que não quer que a mãe se meta em sua vida e que não vai permitir que fique em cima dele o tempo todo.
José Miguel ameaça se afastar dos pais, mas Leonor resolve falar da gravidade da doença do marido deixando José Miguel muito abalado ao saber que o pai tem os dias contados.
Frederico vai falar com o filho, dizer que não tem medo de morrer, pois, teve uma vida plena, mas fala de seu medo de deixar Leonor sozinha e pede para o filho não desampará-la.
José Miguel vai confessar para o pai que a ideia de perdê-lo doe muito e promete nunca desamparar sua mãe.
A Dona: Valentina é humilhada no enterro de Lázaro