Em A Dona Rodrigo vai continuar aprontando das suas e vai maltratar Cristina e também Maria da Luz por defender a mãe.
Cristina e Rodrigo vão ter uma briga, ela vai dizer que ouviu no mercado que ele anda babando por Valentina. Rodrigo se irrita e bate na mulher, sendo que, quem não vai gostar nada dessa história é Maria da Luz que vai ver a mãe machucada.
Maria da Luz vai reclamar com Rodrigo que ele bateu em sua mãe e vai levar também, o capataz joga ela no chão, só não faz pior porque Benita chega na hora.
Cristina vai procurar Maria da Luz na fazenda. Benita fica sabendo que a mulher foi agredida por Rodrigo e obriga Maria da Luz a abrir o jogo com a mãe.
Maria da Luz conta a Cristina a verdade sobre Rodrigo. A jovem vai dizer para sua mãe que o capataz a agrediu, mas Cristina se mostra a favor do marido. Maria da Luz fala para Benita que a mãe sempre defende Rodrigo, por isso, nunca quis contar o que ele lhe fez no passado.
Benita diz para Cristina que Rodrigo quis abusar de Maria da Luz, sendo que, para não deixar dúvidas a jovem conta que Valentina é testemunha, pois, ele tentou abusar dela no dia em que a patroa chegou à fazenda.
Maria da Luz vai dizer para a mãe que foi, por isso, que resolveu sair de casa porque queria ficar longe de Rodrigo e que não contou porque sabia que ela não iria acreditar. Cristina se critica por ter sido burra e pede perdão a filha.
A Dona: José Miguel se declara para Valentina e pede uma chance