Em A Dona Rodrigo chega às últimas consequências e vai fazer uma de suas maiores maldades, o vilão vai abusar de uma inocente.
Maria da Luz até abriu mão de morar com sua mãe quando Rodrigo se juntou com Cristina para fugir do assédio do padrasto, no entanto, o pior vai acontecer.
Valentina resolveu proteger Maria da Luz de Rodrigo, ela vai ter uma conversa com a jovem onde vai perguntar se o capataz voltou a atormentá-la e dizer que se ele se aproximar novamente é pra procurá-la.
Minutos após a conversa com a patroa, Maria da Luz é surpreendida por Rodrigo que a leva a força para os estábulos, a jovem ainda vai ameaçar gritar e falar com Valentina, mas Rodrigo vai ameaçá-la e dizer que se contar algo para alguém vai acontecer um acidente com a mãe dela assim como aconteceu com Lázaro.
Rodrigo vai abusar de Maria da Luz e ela ficará muito mal, a jovem não vai conseguir nem trabalhar, ficará só chorando. Benita e Valentina vão se preocupar com o estado de Maria da Luz e vão chamar o médico.
A Dona: Rodrigo abusa de Maria da Luz
Maria da Luz revela que foi abusada por Rodrigo. Felipe vai examiná-la, mas a jovem fica sem graça e com medo do médico descobrir que foi abusada.
Contudo Maria da Luz sente confiança em Felipe e lhe conta o que aconteceu, mas pede para o médico guardar segredo, ele a aconselha a denunciar o abusador, mas ela não quer por medo que Rodrigo mate sua mãe como fez com Lázaro, sendo que, o vilão ainda conseguirá entrar em seu quarto para garantir que ela não vai falar.