Em A Dona Rodrigo vai extrapolar todos os limites, o vilão vai fazer mal a Maria da Luz e a Cristina quase no mesmo dia.
Maria da Luz vai revelar para Cristina que Rodrigo quis abusar dela e que tem Valentina como testemunha. Cristina então resolve colocar um fim em sua relação com Rodrigo e o expulsa de sua casa.
No entanto, o capataz não vai deixar barato e vai abusar de Maria da Luz, ele arrasta a jovem até os estábulos e abusa dela ameaçando que se ela gritar ou contar algo para alguém Cristina é quem vai pagar.
A Dona: Rodrigo abusa de Maria da Luz
Maria da Luz se cala sobre o abuso, ela conta apenas para Felipe. Contudo Rodrigo vai se irritar por Valentina mandar descontar parte do seu salário para Cristina, já que, ela espera um filho dele.
Rodrigo vai reclamar com Valentina que não vai mudar de ideia, ele então vai resolver do seu jeito, vai até a casa da ex e dá uma surra nela para que perda a criança que espera.
A Dona: Rodrigo dá surra em Cristina grávida
Maria da Luz vai visitar a mãe e ver o estado que ela se encontra, então decide acertar as contas com Rodrigo, a jovem pega uma arma de Valentina e vai atrás do capataz.
Maria da Luz vai querer atirar em Rodrigo. Ela chega até o capataz, aponta a arma para ele, diz que vai acabar com ele, o chama de canalha, verme e fala que vai matá-lo porque ele tem que pagar por todos os seus pecados.
Contudo quando Maria da Luz está prestes a atirar em Rodrigo Filadelfo chega e toma a arma da jovem. Rodrigo vai querer bater em Maria da Luz, mas Filadelfo não deixa.