Em A Dona Rodrigo está cada vez mais obcecado por Valentina, porém, o capataz vive com Cristina, no entanto seus dias na casa da mãe de Maria da Luz estão contados.
Cristina vai reclamar com Rodrigo vai dizer que ouviu no mercado que ele anda babando por Valentina, o capataz não vai gostar e bate na mulher.
Maria da Luz irá visitar a mãe e a vê machucada, ela então vai reclamar com Rodrigo que acaba agredindo-a.
Benita vai fazer com que Maria da Luz conte para sua mãe sobre a agressão do padrasto e ela acaba falando também que Rodrigo tentou abusar dela e que tem Dona Valentina como testemunha.
Cristina vai pedir perdão a filha e toma a atitude de expulsar Rodrigo de casa, ela mesmo estando grávida vai dizer que não o quer em sua casa, o capataz vai ficar sem lugar para morar e se abrigar em um quarto de um empregado da fazenda que vai lhe oferecer.
Rodrigo vai abusar de Maria da Luz, o capataz pega a jovem sozinha, a carrega para o estábulo, diz que ela pode gritar, mas que ninguém vai ouvir. Maria da Luz ainda fala que vai contar para Valentina, mas Rodrigo a ameaça e diz que se ela o fizer vai acontecer um acidente com Cristina e abusa da jovem.
Benita encontra Maria da Luz chorando e acredita que seja pelo que está acontecendo com Cristina.
Na mesma noite antes de Rodrigo abusar de Maria da Luz, Valentina tem uma conversa com a jovem onde pergunta se o capataz voltou a perturbá-la e fala que qualquer coisa é para contar para ela.
A Dona: Valentina é humilhada no povoado