A Dona: Rodrigo quase mata Cristina
Quem está assistindo A Dona desde o começo sabe que Cristina, mãe de Maria da Luz, é louca por Rodrigo, inclusive depois de ele espancá-la e fazê-la perder o bebê, ela o perdoa e volta para ele.
Maria da Luz toma coragem e acaba revelando para a mãe que foi violentada por Rodrigo Gavilán e com isso Cristina decide denunciar o vilão para a polícia e o delegado afirma que ela precisa esperar para provarem que o sangue na roupa de Rodrigo é de Lázaro.
Em A Dona Cristina enfrenta Rodrigo e quase morre
Nos próximos capítulos de A Dona Cristina não conseguirá ficar parada, pois está com ódio de Rodrigo por ele ter abusado da sua filha Maria da Luz.
Cristina vai a casa do ex-capataz e lhe dar um tapa na cara, o vilão a empurra no chão e ela joga na cara dele que ele abusou da sua filha. Rodrigo afirma que abusou de Maria da Luz porque quis e que ela foi burra de não ter aproveitado a atração que ele sentia por ela, por isso quando ele pode a pegou à força.
Cristina pega uma faca que está na mesa e ameaça Rodrigo que consegue tirar a faca dela e começa a estrangulá-la. Quando Rodrigo está apertando o pescoço de Cristina Filadelfo aparece e salva a vida dela.
Na trama A Dona Rodrigo acha mesmo que está acima do bem e do mal, pois dirá na cara de Cristina que abusou de Maria da Luz porque quis sem se preocupar que estava destruindo a vida da moça.
Cristina sempre soube que Rodrigo é um monstro, mas mesmo assim ela decidiu ficar com ele, entretanto ela não pode se culpar pelo que aconteceu com a sua filha, afinal de contas Maria da Luz e Rodrigo trabalhavam na mesma fazenda e ela foi abusada no trabalho e não na casa dela.
Portanto em A Dona Cristina vai enfrentar Rodrigo por ter abusado da sua filha e quase perderá a vida, só não vai acontecer porque o vilão será interrompido por Filadelfo.
A Dona: Maria da Luz revela para Cristina que Rodrigo abusou dela