Em A Dona Valentina conseguiu se salvar da cadeia pela morte de Lázaro, porém, será envolvida em outro crime e vai parar na delegacia mais uma vez.
José Miguel vai humilhar Valentina e ela não vai deixar barato, pois, vai permitir que Rodrigo dê uma lição no vizinho, só que vai desistir de última hora.
Valentina chega e Rodrigo está prestes a atirar em José Miguel, mas ela toma a arma do capataz, contudo acaba disparando em José Miguel sem querer.
A Dona: Após humilhação, Valentina atira em José Miguel
Felipe vai cuidar de José Miguel, sendo que, por sorte a bala não vai atingir nenhum órgão, mas ele vai sangrar muito e terá febre alta.
Valentina vai cuidar de José Miguel até a chegada da mãe dele, Leonor vai jurar colocar Valentina na cadeia pelo que fez com o filho dela.
Será encontrada a arma de Rodrigo perto da caminhonete de José Miguel, que até então estará sendo dado como desaparecido. O capataz será levado para a delegacia, Cristina vai procurar Valentina que resolve se apresentar para o delegado e assumir que foi ela que atirou em José Miguel.
Rodrigo fica em liberdade e Valentina fica detida na delegacia, porém, logo o delegado vai dá a ordem de levá-la para a capital para prestar depoimento no ministério público.
Contudo José Miguel não vai permitir que Valentina fique presa, ele, mesmo sentindo muita dor, vai até a delegacia e inventa que Valentina atirou nele por auto defesa, já que, queria beijá-la a força, depois disso o delegado vai ter que liberar Valentina mais uma vez.
A Dona: José Miguel pede beijo a Valentina antes de morrer