Na novela A Dona Valentina junto com José Miguel construiu uma escolinha para dar reforço as crianças e ensinar os adultos a ler e escrever, entretanto o povoado não quer a ajuda da mocinha por achar que ela é ruim.
Senhor Ernesto, Gabriela e Isabel pedem ajuda ao padre para convencer o povoado a deixar suas crianças frequentarem a escola de Valentina e também os adultos que quiserem aprender, mas todos ficam revoltados.
Em A Dona Valentina enfrenta a sociedade
Nos próximos capítulos de A Dona as pessoas dentro da igreja começam a ofender Valentina e Senhor Ernesto tenta defendê-la, Isabel fica com medo e quer ir embora e o padre pede para que eles escutem.
Quando todos na igreja estão revoltados Valentina aparece e os chama de ignorantes. Enquanto Valentina entra na igreja a maioria a chama de víbora e ela chega ao altar e ordena silêncio.
A mocinha diz que eles são mesmo ignorantes e pergunta se eles querem prova maior dessa ignorância do que desperdiçar a oportunidade dada pela víbora.
Valentina pergunta por que a chamam de víbora e começa a falar: Por que ela teve coragem suficiente para estar a frente da fazenda “Os Caracóis”? Por que ela oferece trabalho e salários dignos? Por que ela proibiu os filhos deles de trabalharem no campo para irem a escola?
Na trama A Dona Valentina afirma que foi muito difícil para ela se adaptar a vida dura do campo, mas nesse lugar ela aprendeu a lição mais importante que um ser humano pode aprender, que todos nós precisamos de alguém.
Valentina pede perdão a todos se alguma vez ela foi injusta e consegue convencê-los a deixar seus filhos irem para a escola e alguns adultos também vão querer ire à escola para aprender a ler e a escrever.
Valentina sairá da igreja aplaudida por quase todos e com isso ela colocará fim nessa história de chamá-la de víbora.
Portanto em A Dona Valentina enfrentará o povoado e conseguirá convencê-los a permitir que deixem seus filhos irem à escola que ela vai abrir.
Vestidos de noiva 2023: Tendências e Fotos