Em A Dona Rodrigo armou intrigas para fazer com que Maria da Luz volte para casa e fique ao seu alcance, no entanto, o tiro vai sair pela culatra e o capataz vai se dá mal.
Cristina quer levar a filha de volta para casa, mas Valentina não vai deixar, ela vai garantir que Lázaro não se aproxime da empregada, sendo que, quem não vai gostar nada disso é Rodrigo.
Valentina entra na cozinha e ouve Rodrigo dizendo para Maria da Luz que a patroa é como qualquer outra mulher, que come na mão dele e que pode tê-la quando quiser, esse comentário vai lhe custar o emprego.
Rodrigo é demitido, mas vai fazer de tudo para ter seu emprego de volta até se humilhar para Valentina que vai se sentir muito ofendida e não vai querer o capataz por perto, mas vai colocá-lo a prova.
A Dona: Valentina demite Rodrigo após revelação
Valentina tem a ajuda de Rodrigo para cuidar do seu cavalo que vai se machucar feio, ela vai dizer ao empregado que depois do que ele fez não pode continuar na fazenda, mas Rodrigo diz que está disposto a fazer o que for para conseguir seu perdão.
Valentina humilha Rodrigo. Ela pergunta se ele está disposto a pedir perdão a ela de joelhos, o capataz aceita a humilhação, fica de joelhos diante de Valentina, pede perdão, garante que será seu trabalhador mais fiel e seu aliado, que vai cuidar da fazenda e dela também que vai defendê-la com sua vida.
Após a humilhação Valentina aceita Rodrigo de volta, mas avisa que se cometer outro erro não terá mais oportunidades.