A Gata: Após perder a guarda dos filhos, Esmeralda toma decisão
Em A Gata Esmeralda viverá dias de muita angústia com a chegada de João Garça um desconhecido que se diz pai de Paulinho e Letícia.
Lorena com a ajuda de Eugênia, mãe de Mônica, vai conseguir ir até as últimas consequências para fazer Esmeralda sofrer, elas vão comprar Bebeto, o juiz e até as testemunhas para que no julgamento Esmeralda perda a guarda dos filhos.
Durante o julgamento Paulo não vai poder estar. Esmeralda ficará desesperada, o juiz não dará tempo para Damião e Mariano conseguir provas, então tudo vai se complicar.
Esmeralda entra em desespero no julgamento, as testemunhas serão uma vizinha fofoqueira do lixão que vai mentir e dizer que Esmeralda era a mulher de João e também o italiano que também vai mentir para sujar a honra de Esmeralda.
Esmeralda vai se ajoelhar diante do juiz e implorar para que não tire seus filhos, porém ele também foi comprado e sua decisão será conceder a guarda das crianças para João Garça.
O juiz dará a Esmeralda apenas algumas horas para se despedir dos bebês. Damião e Mariano vão entrar com um recurso que será concedido, porém será preciso esperar quinze dias para que seja informada a nova decisão, sendo que, durante este tempo Esmeralda vai precisar entregar Paulinho e Letícia para o suposto pai.
Após perder a guarda dos filhos, Esmeralda toma decisão. Dessa vez ela não vai querer envolver os pais nem Jacira. Esmeralda volta para o lixão com os filhos, ela ficará escondida da polícia e contará com a ajuda de Garibaldo, do marido de Dona Rita e do pessoal do lixão que vão protegê-la a todo custo.
A Gata: Paulo vê Esmeralda sendo pedida em casamento por Xavier