Em A Gata Esmeralda continua na mira dos Martínez Negrete, pois além dela ser o grande amor da vida de Paulo também é filha do maior inimigo da família.
Paulo largou Mônica no altar e comprou uma grande briga com sua família, ele vai precisar se virar sozinho e resolve lutar para ter algo para oferecer a Esmeralda e os filhos.
Esmeralda fica aflita sem notícias de Paulo e vai atrás dele, mas acaba tendo que aguentar os insultos e ofensas de Lorena, mas logo o jogo vai virar, pois Paulo adoece e Lorena vai ter que pedir ajuda a Esmeralda.
A Gata: Lorena se humilha para Esmeralda
Augusto vai usar a doença de Paulo e vai armar para cima de Esmeralda, ele manda um bandido procurar à jovem e dizer que Paulo não está bem e que precisa que ela vá até ele.
Esmeralda vai com o homem estranho e acaba caindo na armação de Augusto que contratou esse bandido e outros para desmoralizar Esmeralda, os bandidos vão tirar parte das roupas de Esmeralda e bater fotos como se um deles fosse amante da protagonista.
Paulo vai receber as fotos de Esmeralda na cama com o homem contratado por Augusto, mas o tiro vai sair pela culatra, pois a armação do vilão não sairá como esperado.
Paulo e Fernando ficam aflitos com o sumiço de Esmeralda, mas logo ela aparece. Damião vai investigar de qual telefone foram mandadas as fotos enviadas para Paulo e chega ao bandido contratado por Augusto.
Damião e Paulo vão pressionar o bandido que vai confessar que foi Augusto que o contratou para fazer mal a Esmeralda. Paulo fica revoltado com o que o pai é capaz de fazer.