A Gata: Augusto é um assassino e por sua culpa Garibaldo vive na miséria
Em A Gata começou o julgamento de Augusto, o vilão além de ser um ladrão também é um assassino.
Augusto devido à pressão do julgamento passa a ter muitas lembranças do passado e algumas dessas lembranças vão revelar algo terrível que fez no passado.
Augusto é um assassino e por sua culpa Garibaldo vive na miséria, sua maldade mudou o destino de Garibaldo, pois o rapaz do lixão é o filho do seu sócio do homem que Fernando matou em legítima defesa.
Em uma lembrança de Augusto ele aparece discutindo com a viúva do seu antigo sócio, ela está grávida e ameaça denunciar Augusto por ser o culpado da morte do marido dela. Augusto acaba empurrando-a da escada.
Bebeto, o filho da Dona Rita, nessa época era motorista dessa mulher, ele presencia toda a discussão, vê quando Augusto empurra a patroa grávida escada a baixo e percebe que ela está morta.
Augusto ameaça colocar a culpa da morte daquela mulher em Bebeto, o motorista acaba ficando com a criança que ela tem que na verdade é Garibaldo.
Bebeto fica com Garibaldo até ser preso, pois Augusto cumpriu a ameaça e o acusou pela morte da viúva de seu sócio. Bebeto quis entregar Garibaldo para sua mãe, Dona Rita, mas ela não pode ficar com ele porque na época já cuidava da Esmeralda, Centavinho e Inês.
Garibaldo, apesar de ter crescido no meio do lixão e sem pais, sua família tinha dinheiro, sendo que, o único que sabe disso é o filho de Dona Rita que está preso injustamente.
Garibaldo está contente com o filho que Inês espera, porém ela não quer saber mais nada dele, o jovem resolve retomar os estudos e vai planejar fazer mal a Esmeralda para agradar Inês e recuperar sua confiança.
A Virginia da novela A Gata já posou para revista masculina