Em A Gata Augusto ficou preso a uma cadeira de rodas após sofrer um derrame no julgamento, sendo que, depois disso ele precisou fazer um transplante e foi se recuperando aos poucos.
Augusto ganhou o desprezo dos filhos, pois, mesmo doente ele não deixou de fazer suas maldades e continuou tornando impossível a vida de Paulo e Esmeralda.
Lorena passou a desprezar Augusto quando descobriu que ele sempre foi apaixonado por Branca e depois de falar de divórcio as coisas entre eles nunca mais foram as mesmas.
Lorena finge ser uma esposa dedicada, mas detesta Augusto e o considera um peso em sua vida, porém isso logo vai acabar.
Augusto morre pedindo por socorro. Ele ficou com a saúde muito fragilizada depois do transplante e vai passar mal.
Lorena vai se maldizer com o marido por conta do desprezo dos filhos. Augusto dirá que está se sentindo mal, mas ela vai se mostrar nem aí e dirá para ele morrer logo, pois, está farta dele.
Lorena diz ao marido que os filhos que ela gosta estão rejeitando-a e pergunta se Augusto acha que ela vai se importar com ele.
Augusto jura que está se sentindo muito mal, pede ajuda e também pede para Lorena não deixá-lo sozinho, mas a vilã fica mandando o marido morrer e o deixa sozinho.
Augusto vai se lembrar do passado, em seus últimos momentos de vida ele se lembra da época em que viveu bem com Lorena, de Mariano que foi o filho que ele formou, de Paulo vai pedir para ele largar a gata do lixão, de Fernando que foi seu maior inimigo e por último de Branca que foi seu grande amor.
Augusto vai morrer sozinho e em seu quarto, ele terá um velório com muita gente, inclusive Fernando que vai mostrar sua humildade e vai ao velório da pessoa que mais lhe fez mal na vida.
A Gata: Esmeralda dá triste notícia a Dona Rita
A Gata: Gisele foge da cadeia e vai parar no lixão