Em A Gata Paulo foi preso por tentativa de assassinato, ele é a principal suspeita de ter atirado no italiano.
Paulo foi transferido para o presídio e vai começar a pagar por um crime que não cometeu, no presídio, além de ficar longe de Esmeralda e dos filhos, vai apanhar, ficará na cela de castigo e até que vai ter que enfrentar uma rebelião.
Quem atirou no italiano é o maior mistério da novela, mas que logo será revelado, pois que não foi Paulo é certeza agora quem mais teria algo contra Domênico para atentar contra sua vida.
A resposta para quem atirou em Domênico chega em breve, sendo que foi quem menos se esperava. Lupe seu ajudante na pizzaria aquele que está sempre ao seu lado aconselhando.
Lupe não atirou por mal no italiano foi tudo um plano armado pelo próprio Domênico para prejudicar Paulo por estar no seu caminho e também Esmeralda por ter o rejeitado.
Domênico armou para Esmeralda ir procurá-lo, pois sabia que Paulo ia aparecer, mandou Lupe atirar nele e se desfazer da arma, assim ia fazer com que o rival apodrecesse na cadeia e ainda fazer com que Esmeralda sofra ao ver o pai dos filhos preso.
A Gata: Lupe confessa a verdade a Esmeralda sobre atentado contra o italiano
A Gata: Centavinho sai da prisão
Contudo algumas coisas ainda vão acontecer até a verdade vir à tona, sendo que até Jacira vai se apresentar na polícia assumindo a culpa pelo crime para não ver o sofrimento de Esmeralda.
Já Mariano vai fazer de tudo para que Paulo continue preso, vai dizer que o melhor é ele se declarar culpado e até vai conversar com Domênico para garantir que o depoimento dele será contra Paulo.
Daniel Arenas afirma que viu aparição