Em A Gata as coisas vão se complicar mais para Esmeralda, ela foi picada pela cobra que Gisela colocou em sua cama e vai passar muito mal.
Esmeralda vai ficar à beira da morte por causa de Gisela e ainda não vai poder mais se operar como esperado, já que, os médicos vão dizer que ela precisa se recuperar para poder marcar uma nova data da cirurgia.
A Gata: Após ser picada, Esmeralda tem parada respiratória
Esmeralda acordará pensando que já foi operada e quando descobre que não foi e que nem sabem quando será a cirurgia ela desiste da operação.
Paulo não gosta de Esmeralda ter desistido de se operar para voltar a andar, porém ela fica decidida em começar a frenquentar o instituto de pessoas deficientes de Virgínia e iniciar um tratamento para recuperar os movimentos das pernas sem precisar se operar.
Esmeralda vai passar a fazer fisioterapia todos os dias, ela ficará mais próxima do doutor Xavier que já vem sentindo algo especial por ela.
Paulo não vai gostar da aproximação de Esmeralda com Xavier e vai culpá-lo por colocar coisas na cabeça de Esmeralda e fazê-la desistir da cirurgia que é a única chance dela volta a andar, pois os médicos deixaram claro que se ela não se operar só voltará a andar por um milagre.
Esmeralda, ao sair do hospital, retoma a sua vida normal, mesmo em uma cadeira de rodas vai aprender a cuidar dos filhos e vai tirar a maior parte do seu tempo para ficar no instituto, pois irá se esforçar ao máximo para voltar a andar.
A Gata: Augusto se aproveita de Branca em cativeiro