Em A Gata o que Fernando mais queria vai finalmente acontecer, pois a justiça será feita e ele deixará para trás todo sofrimento que viveu nos últimos anos.
O julgamento foi interrompido porque Augusto passou mal e será hospitalizado, ele vai passar por um transplante de fígado para se recuperar.
No entanto, mesmo Augusto no hospital, o julgamento vai continuar, o vilão será representado por Mariano que não vai encobrir os erros do pai e também vai lutar por justiça.
Na última audiência Mariano dirá que tomou o lugar do pai, mas que não vai seguir a mesma linha de defesa de Augusto, pois como homem e advogado vai seguir a justiça nem que para isso precise condenar a atuação do pai.
Mariano vai se mostrar do lado de Fernando dirá no tribunal que o patrão cumpriu uma longa sentença que não correspondia a seu delito, que o culpado dessa injustiça é Augusto e como representante dele declara que Fernando Santa Cruz é inocente pelo crime do qual foi condenado.
Fernando fica deslumbrado com a atuação de Mariano que pede apenas que o pai seja poupado da vergonha pública e que não se der publicidade à sentença condenatória.
Fernando sai vencedor do julgamento. Mariano e doutor Osório dão a boa notícia, eles dizem que o tribunal reconheceu que Augusto atuou com negligência e admitiu que Fernando agiu por defesa própria, por isso o absorveram do crime, já Augusto foi condenado a pagar uma forte indenização e sua licença de advogado foi cancelada. Todos os bens que foram embargados passam para o poder de Fernando.
Fernando se sente feliz e aliviado por ter conseguido a vitória nos tribunais e ter seu nome limpo para oferecer a Branca e Esmeralda.
A Gata: Esmeralda volta a andar