Em A Gata a maldade de Gisela não tem limites, a vilã vai fazer de tudo para destruir Esmeralda e poder ficar com Paulo.
Gisela já contou para Esmeralda sobre a paralisia, ela ainda zombará dela levando revistas de vestidos de noiva, beijará Paulo para causar atrito entre o casal, entre outras coisas.
Gisela se tornou uma maldição na vida de Esmeralda e Paulo, a vilã não vai permitir que o casal seja feliz e vai prejudicar cada vez mais Esmeralda que retorna para casa com esperança de voltar a andar.
Esmeralda vai ficar um tempo em uma cadeira de rodas. Paulo vai querer estar sempre a seu lado e até vai convencê-la que se casem antes da cirurgia, mas Gisela vai atrapalhar tudo, ela beija Paulo na frente de Fernando, porém Esmeralda acaba lhe perdoando.
Paulo vai ver Esmeralda e lhe dar uma ótima notícia, diz que recebeu um e-mail do médico especialista e que ele vem operá-la. Esmeralda fica tão feliz e esperançosa que acaba se reconciliando com Paulo, eles até tentarão se casar horas antes da cirurgia, mas não vão encontrar o padre.
Esmeralda se interna e a cirurgia é marcada para o dia seguinte, só que Gisela vai até o hospital e disfarçada de enfermeira coloca uma cobra na cama de Esmeralda.
Paulo está com Esmeralda no quarto, os dois estão dormindo quando amanhece Esmeralda acorda, ver a cobra e grita. Paulo tira a cobra da cama, mas já é tarde.
Esmeralda foi picada, não vai conseguir respirar, terá muita febre, o médico vai aplicar um soro para neutralizar o veneno, mas vão ter que aguardar para ver como ela reage, além do mais a pior notícia é que não poderão operar Esmeralda, já que o veneno da cobra está circulando pela corrente sanguínea, não se sabe quanto tempo vai demorar para ela se recuperar, por isso a cirurgia ficará suspensa.
A Gata: Augusto pede o divórcio a Lorena com plano de ficar com Branca