Em A Gata Gisele decide mais uma vez atentar contra a vida de Paulo, a vilã, que diz gostar do pintor, não vai hesitar em lhe fazer mal.
Paulo recebe uma proposta de trabalho e decide viajar para o interior por um tempo para ficar longe de Esmeralda. Lorena comenta com Gisele que Paulo fez uma viagem a trabalho a Vale Bravo e ela logo resolve ir atrás da sua obsessão.
Paulo viajou para ajudar Vitória, irmã de um fazendeiro da região que é um conhecido de Mariano. Vitória é uma pintora insegura que precisa aperfeiçoar sua técnica e Paulo se comprometerá a ser seu professor.
Gisele viaja a Vale Bravo acompanhada de Garibaldo, pois quer contar com os serviços do rapaz do lixão para dar fim à vida de Paulo.
Gisele encontra Paulo e Vitória em meio a grande floresta do local, ela espera a jovem deixar Paulo sozinho e manda Garibaldo atirar em Paulo, mas Garibaldo não vai ter coragem, então Gisele pega a arma e atira ela mesma.
Paulo cai e taca a cabeça em uma pedra, a pancada será feia e ele ficará um tempo desacordado. Gisele não pensa em levar Paulo para um hospital porque não quer pagar por seu crime.
Garibaldo manda Dona Rita até onde Paulo está para curá-lo com sua magia, e por incrível que pareça, ela consegue que Paulo acorde, só que por conta da pancada ele estará sem memória, o que será bom para a vilã.
Gisele vai aproveitar que Paulo está sem memória e inventa que eles são um casal e que quem atirou em Paulo foi A Gata uma mulher que o persegue. Paulo vai ficar muito confuso e sentirá constantes dores de cabeça.
A Gata: Mariano dá pista do paradeiro de Esmeralda a Lorena