Em A Gata a relação de Augusto e Paulo só se complica, pai e filho não conseguem mais se entender.
Lorena armou a pior das maldades contra Esmeralda, com a ajuda de Eugênia mãe de Mônica, ela está pagando Bebeto para se passar por João Garça o suposto pai dos filhos de Esmeralda.
Paulo pega Augusto maltratando Esmeralda e vai reclamar, ele não acha justo Esmeralda continuar aguentando as humilhações dos pais dele depois de tudo que passou.
Augusto volta a falar só para fazer mais maldades, ele vai atormentar a vida de Esmeralda que está ajudando Lorena a cuidar dele e também vai tirar a paciência de Paulo.
A Gata: Augusto desmascara Lorena
Augusto vai dizer a Paulo que Esmeralda não passa de uma qualquer, que tem dois filhos de outro homem e que sempre soube que aqueles bastardos não eram seus netos.
Paulo dirá a Augusto que ele não tem direito de falar daquela forma dos filhos dele e pergunta se não é ele que está pagando João Garça para se passar por pai dos gêmeos.
Augusto fala que Paulo está cada vez mais enfeitiçado por Esmeralda e não consegue ver a verdade, que o melhor é que Esmeralda vá embora para longe com os bastardos.
Paulo perde a paciência com Augusto e grita na cara do pai que acredita em Esmeralda e que os bebês são sim filhos dele.
Augusto mesmo estando em uma cadeira de rodas vai continuar fazendo mal a quem estiver por perto, pois tanto ele quanto Lorena nunca vão conseguir deixar de lado toda a maldade que possuem.
A Gata: Esmeralda e Paulo se separam
A Gata: Fernando e Paulo desconfiam de Damião