O câncer de mama é uma doença que mata milhares de mulheres todos os anos, principalmente se ele for descoberto já em estágio avançado.
Para descobrir se tem essa doença o indicado é fazer a mamografia uma vez ao ano, mas as mulheres nesse tempo podem mensalmente realizarem o autoexame que é fundamental para detectar a doença e iniciar o tratamento, pois quanto mais cedo mais chance terá de cura.
A importância do autoexame na prevenção e detecção do câncer de mama
Ontem, dia 16 de maio de 2024, foi noticiado que a apresentadora e atriz mexicana Verónica Toussaint morreu por causa de um câncer de mama. A estrela tinha 48 anos e lutava contra a doença há três anos e meio.
Em 2021 Verónica Toussaint revelou a sua doença em um programa de TV e ela pediu para as mulheres realizarem o autoexame todos os meses.
Verónica revelou na época da descoberta do câncer de mama que sempre fazia seus exames de rotina no ginecologista e também as mamografias, porém ela não tinha costume de fazer o autoexame mensal para detectar mudanças na mama, no entanto apareceu uma bola muito grande na sua axila e era impossível ela não perceber.
Na realidade, o caroço na axila da atriz tinha aumentado muito e embora ela fizesse seus exames de rotina não foi detectado o problema, mas se ela tivesse feito o autoexame poderia ter percebido a ameaça no início.
Como fazer o autoexame?
Em frente a um espelho, veja se há alguma diferença na aparência dos seios, como relevos, caroços, etc. Faça isso de formas diferentes: com os braços levantados, na cintura ou abaixados.
No banho, aproveite a pele molhada para analisar as mamas. Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita apalpe a mama esquerda. Faça o mesmo do outro lado, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos.
Se estiver deitada, ponha uma toalha dobrada embaixo do ombro direito e analise a mama direita. Siga os mesmos passos do outro lado.
O autoexame é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Tocando os seios é possível encontrar alterações como inchaços, nódulos, alterações na textura da pele dos seios ou secreções mamárias. Caso encontre qualquer anomalia, busque ajuda médica.
O câncer de mama, assim como os demais tipos de câncer, costuma ser silencioso e só mostrar que chegou quando já é tarde demais para o tratamento, por isso, é essencial realizar o autoexame todos os meses e a mamografia uma vez ao ano.
É essencial informar as mulheres sobre o perigo do câncer de mama e isso deve ser feito durante todo o ano e não somente no Outubro Rosa.
Portanto, Verónica Toussaint perdeu a vida aos 48 anos devido a um câncer de mama detectado tardiamente e de acordo com a estrela na época em que descobriu a doença, isso aconteceu porque embora fizesse os exames de rotina, ela não tinha o costume de realizar o autoexame nas mamas.
Atriz de Se Nos Deixam morre de câncer